segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Educação Física + inclusão
Ações envolvendo Inclusão, Necessidades Especiais e Educação Física, têm percorrido, em geral, caminhos paralelos no ambiente escolar, e no Sant'Ana não Poderia ser diferente.
Temos que entender que a inclusão tem como pressupostos a igualdade de oportunidades, o convívio com as diversidades, a aproximação das diferenças, uma pedagogia centrada no educando, na sua individualidade, com suas capacidades e potencialidades, em detrimento de suas limitações. Já visto que a Educação Física é a uma das disciplinas que mais explora a totalidade do aluno, todas estas questões são trabalhadas efetivamente. Mas isto só é possivel hoje em nossa escola com a parceria feita com a FURG especificamente com os acadêmicos de Educação Física, pois o Municipio não possui Professores desta área destinados aos anos iniciais.
Entretanto, quando falamos em inclusão e necessidades especiais, no ambiente escolar, devemos considerar que esta opção nos remete a uma série de abordagens e cada uma delas pode abranger uma população diferente. Portanto, inclusão não pode tratar somente de uma população específica (pessoas em condição de deficiência), colocando novamente de lado a atenção para com os alunos menos habilidosos, obesos, entre outros...
Desde ja queremos agradecer a comunidade acadêmica do curso de Educação Física da Furg.
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil. No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Porém, somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor. Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520, da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano. O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia foi lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil. A celebração, que se mostrou um sucesso espalhou-se pela cidade e pelo país. Nos anos posteriores, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963.
O valor de ser Educador
Ser transmissor de verdades,
De inverdades...
Ser cultivador de amor,
De amizades.
Ser convicto de acertos,
De erros.
Ser construtor de seres,
De vidas.
Ser edificador.
Movido por impulsos, por razão, por emoção.
De sentimentos profundos,
Que carrega no peito o orgulho de educar.
Que armazena o conhecer,
Que guarda no coração, o pesar
De valores essenciais
Para a felicidade dos “seus”.
Ser conquistador de almas.
Ser lutador,
Que enfrenta agruras,
Mas prossegue, vai adiante realizando sonhos,
Buscando se auto-realizar,
Atingir sua plenitude humana.
Possuidor de potencialidades.
Da fraqueza, sempre surge a força
Fazendo-o guerreiro.
Ser de incalculável sabedoria,
Pois “o valor da sabedoria é melhor que o de rubis”.
É...
Esse é o valor de ser educador.
Maria Darismar Duarte Henes Cortes
terça-feira, 20 de outubro de 2009
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
Grupo esquadrão da vida
A escola proporcionou um momento de reflexão sobre a influência do uso de drogas nos indivíduos e todos os males que pode causar.Passando a idéia que as propostas preventivas devem ser destinadas não apenas a prevenir o uso indevido de drogas, mas a resgatar toda uma dimensão humana desrespeitada. É uma tarefa difícil e complexa, pois envolve o ato de restabelecer sentidos para a vida social, devolvendo valores e normas éticas baseadas no respeito à pessoa e às suas diferenças, bem como ao ambiente e às tradições culturais, religiosas e históricas.
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Resgate da professora Paula
A nossa professora de ciências das 5ªséries, sofreu um pequeno acidente nos esportes radicais!
Passeio na Quinta da Estância
A Quinta da Estância Grande é uma ferramenta indispensável que as escolas devem utilizar de março à dezembro, para realização de aulas práticas, observação e contato com o meio ambiente e natureza preservada, além da realização de atividades de lazer imperdíveis.
A Fazenda criou, portanto, condições ideais que permitem aos alunos vivenciarem estes conteúdos, com ganhos qualitativos e quantitativos, comprovados em serviços voltados à educação desde 1992.
A gurizada do Sant'Ana brincou e aprendeu muito!
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
... Sirvam nossas façanhas. De modelo a toda Terra De modelo a toda Terra ...
O tradicionalismo gaúcho encantou a comunidade local e os visitantes. Nesse sábado dia 19.Primeiro tivemos a palestra "Rio Grande Do Sul - Tópicos de História e Cultura Gaúcha",com Sherom Macedo. Ao meio dia tivemos almoço em prol da nossa invernada artística e na tarde mateada com apresentações.
Por ser a primeira vez que A Escola sedia um evento deste estilo o prestígio da comunidade foi grande. “Foi possível ter uma idéia maior sobre o que representa a tradição para o povo gaúcho”,
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Supervisão do turno da tarde
Uma dupla dinâmica na Supevisão, Professora Karla Sassi vem trabalhar em conjunto com a Professora Deize.Revisar e refletir sobre as práticas pedagógicas leva o educador e, conseqüentemente a escola, à assumirem um papel diferenciado frente ao educando.
Descobrir um espaço nos processos de ensinar e aprender que visualize a importância do vínculo e, conseqüentemente do aspecto afetivo, faz do educador um ser transformador.
Esse diferencial é a garantia de um crescimento mútuo do educador e do educando.
A função da Coordenação pedagógica é coordenar o planejamento pedagógico para qualificar a ação do coletivo da escola, vinculando e articulando o trabalho à Proposta Pedagógica da instituição. Possibilita também, a construção e o estabelecimento de relações entre todos os grupos que desempenham o fazer pedagógico, refletindo e construindo ações coletivas.
////Grupo de Amigas """""""""
A maioria das mães dos alunos da Escola, trabalha fora de casa, assumindo inúmeras outras tarefas além da educação dos filhos, mas a necessidade de haver uma educação sintonizada com a família resultou numa proposta diferente: levar as mães para a escola e proporcionar momentos de reflexão, diverção e integração. Com a coordenação da Professora Rosemar e funcionamento as quartas e sábados o grupo é um forte aliado na construção de conhecimento.
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
Projeto das 4ª Séries
Na Escola Sata'Ana a Educação Ambiental é um processo participativo, onde o educando assume o papel de elemento central do processo de ensino/aprendizagem pretendido, participando ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais e busca de soluções, sendo preparado como agente transformador, através do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, através de uma conduta ética, condizentes ao exercício da cidadania.
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
quinta-feira, 30 de julho de 2009
Início das aulas dia 17 de Agosto
Prezados Pais,Professores, Responsáveis e Estudantes,
A Secretaria Municipal de Educação, preocupada com a saúde de seus alunos e familiares,prorroga às férias até dia 16 de Agosto. tendo início das aulas dia 24.
Neste ano, o nosso inverno está tão rigoroso a ponto da mídia informar sobre temperaturas recordes, atingindo alguns graus abaixo de zero em diversas regiões do Estado, enquanto noutras giram em torno de um a dois graus positivos.
Diante dessas variações climáticas, as palavras de ordem são cautela e proteção, afinal fomos envolvidos por um momento delicado.
O que é a Influenza A (H1N1)?
É uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus influenza. Este novo subtipo de vírus da influenza, assim como a gripe comum, é transmitido de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.
Quais os sintomas que definem um caso suspeito de Influenza A?
Febre alta repentina, maior que 38º C, e tosse, acompanhadas ou não de dores de cabeça, dores musculares, nas articulações ou dificuldade respiratória. Esses sintomas surgem em até 10 dias após a pessoa sair de país afetado pela Influenza A (H1N1) ou após ter contato próximo com uma pessoa com suspeita ou confirmação de infecção por Influenza.
O que devo fazer se apresentar os sintomas?
Você deve procurar logo uma unidade de saúde mais próxima e informar ao profissional de saúde o seu roteiro de viagem ou histórico de contato com pessoas doentes. Confirmando a suspeita de infecção por influenza A, você será transferido para um hospital de referência do Estado, pelo serviço de saúde, para monitoramento e, se necessário, tratamento.
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Curso Pré CTI
sexta-feira, 3 de julho de 2009
Guri bom De Bola
quinta-feira, 2 de julho de 2009
Educação ambiental é aquela destinada a desenvolver nas pessoas conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para a preservação do meio ambiente.
A educação ambiental deve estar presente dentro de todos os níveis educacionais, como o objetivo de atingir todos os alunos em fase escolar. Os professores podem desenvolver projetos ambientais e trabalhar com conceitos e conhecimentos voltados para a preservação ambiental e uso sustentável dos recursos naturais. Temos em nossa escola o exemplo da professora Paula, que além de desenvolver no cotidiano da sala de aula, também trabalha voluntariamente, em turno oposto com os 4ºanos
Jogos Inter Séries
Estão acontecendo nos Sábados nossos jogos, onde além da competição rola muita diversão e ao jogar, a criança experimenta, descobre, inventa, aprende, negocia e, sobretudo, estimula a curiosidade, a auto-confiança e a autonomia. Aprende a conviver em grupo e a lidar com frustrações quando não ganha o jogo, apura a concentração e a atenção sobre tudo o que se está a passar à sua volta. Brincar é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança.
quinta-feira, 25 de junho de 2009
Projeto Acreditar
sexta-feira, 19 de junho de 2009
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Jantar no tigrão em prol da Invernada Artística
segunda-feira, 20 de abril de 2009
Páscoa 2009
sexta-feira, 27 de março de 2009
Horta
No final deste mês estamos reiniciando nossas atividades na Horta, com a professora Paula, onde irá selecionar monitores das 5ªs e 6ª séries, para ajudar no trabalhos com os Anos iniciais.
Nas fotos vc pode ver um grande exemplo do que ja saiu da nossa horta! O antes e o depois...hehehe...e tava gostoso o depois... hehehe
Invernada Artística
A corrente da SuperAção
Não poderiamos deixar de publicar, uma das maiores manifestações ja vista em nossa escola!
A força da nossa comunidade !
A força da nossa comunidade !
terça-feira, 3 de fevereiro de 2009
Sant'Ana SuperAçao 2009 - 2011
E´ isso ai comunidade da escola Sant'Ana
Agora poderemos conferir todas as informaçoes sobre a nossa escola no nosso perfil no orkut, na comunidade e no blog!
Estamos começando uma nova gestão!
Com uma forte característica. Construção coletiva!
Então vc pode ajudar a construir informações via online e com isso mostrar que a Educação rompe as barreiras da sala de aula!
A Equipe diretiva desde ja agradece.
Assinar:
Postagens (Atom)